domingo, novembro 04, 2007

Resenha Crítica - GREATEST HITS


Álbum: Greatest Hits
Artista: Spice Girls

Gravadora: Virgin/EMI
Data de lançamento (Inglaterra): 12/11/2007
Data de lançamento no Brasil: 09/11/2007


Fonte: The Sun Online

Victoria Beckham - Esquelética, EU?

A não ser que você tenha passado os últimos meses em alguma cratera do ex-planeta Plutão (não, Plutão não é mais um planeta...), já deve saber que as Spice Girls retornaram, num dos segredos mais mal-guardados da história do showbiz, pra o que elas dizem ser "uma turnê de agradecimento aos fãs". Logicamente, junto com tal agradecimento, um cachezinho vai bem, e a Virgin, capenguésima gravadora das meninas, também aproveitou pra ganhar algum cascalho com a "novidade". Vem aí o tão aguardado "Greatest Hits".

Após sete anos sem lançar um álbum (dez, se contarmos com o grupo como um quinteto), as "meninas", hoje mais para azeitonas do que para pimentas, gravaram duas músicas para colocar no álbum e aumentar as chances de venda com o público exigente e canguinha, que se recusa a comprar cd com músicas que já apareceram em outros cds. Então, concentrar-me-ei nestas duas, primeiro:

Fonte: www.thespicegirls.com

Mel B - AIN, eu tenho que treinar pro Dancing With The Stars...

A primeira, "Headlines (Friendship Never Ends)", já foi anunciada como a "Canção do Retorno", divulgada e tudo o mais (o clipe deve estrear em searas brasileiras mais tarde, no global "Fantástico"). A canção é um divisor... de fãs. Há pelo menos quatro categorias de fãs-das-Spice: aqueles que amaram a canção, e não sabem como elas passaram tanto tempo sem lançar algo assim; a segunda categoria, que esperava mais, mas deixa passar sópor elas terem retornado; a terceira, que achou a canção muito fraca para ser um single, e a quarta, que simplesmente odiou a canção, e não vai mais comprar o álbum. Francamente, que TIRO NO PÉ é essa música! Após a primeira audição, a sensação é de "depois de sete anos, elas me voltam com ISSO?" Embora não seja um desastre (total), "Headlines" ganha de longe o prêmio de "pior single das Spice Girls". É uma balada fraca e sem um ritmo preciso, quase entediante (tirando o rompante cômico de Melanie C no meio da canção). Lá se vão os tempos em que as baladas delas eram as canções mais esperadas... O vídeo também não é grandes coisas (as fotos desse post são do clipe.)

Fonte: www.thespicegirls.com

Emma - Será que a babá tá cuidando direito do meu bebê? Será que eu tô muito gorda no vídeo?...

A segunda canção, "Voodoo", é a clássica "canção Spice". Energética, dançante, pra cima. Perdão... elas precisavam, MESMO, lançar "Headlines"? Para felicidade dos fãs (que foram unânimes com a segunda canção, até agora), a EMI já divulgou que ela também será um single. Menos mal... Se este for, realmente, o último álbum delas, elas pelo menos terminarão com uma nota decente.

A lista de canções é enxuta. Quinze faixas, o normal para um greatest hits. Na verdade, são todos os singles delas, reunidos. Foram dez, dois deles "duplo-lado A". Uma leve polêmica é a faixa-extra, que não foi um single: "Move Over", que lançou a famosa propaganda da PEPSI (lembram da "Generation Next"? Veio desta música!). Como "Move Over" é uma das favoritas dos fãs, não houve tanto problema, mas todos lembram que a PEPSI lançou um single promocional da faixa "Step To Me", que não foi lançado em nenhum álbum (excetuando-se a versão japonesa de "Spiceworld"), e acabou de fora deste "greatest hits".

Fonte: www.thespicegirls.com

Mel C - Ninguém comprou meus cds, agora me aguentem aqui!!! Será que essa turnê vai demorar muito?

O perigo de um álbum assim é ver que, em muitos casos, as músicas se encaixam em seus álbuns originais e talvez funcionem como canções-solo para trabalho em rádio e tv. Mas ao se juntar com outras canções, feitas para outros trabalhos, talvez não se "casem". Não é o caso deste cd. "Spice" e "Spiceworld" seguiram a mesma linha de pop semi-descerebrado, com uma leve diferença entre ambos - a exploração do som latino no segundo álbum, em detrimento do r&b do primeiro. Mas de "Wannabe" e "Viva Forever", as canções formam um novo álbum, coeso e seguro. E de puro prazer pop, também. "Holler" e "Let Love Lead The Way" são meio que os patinhos-fora-d'agua daqui. Indefectível som Spice, sim, mas o som das meninas como quarteto torna evidente que, sem Geri, as coisas não iam muito bem pra elas. E para o final, originalidade das originalidades, "Goodbye". mais uma vez, "Goodbye" terminando um cd. mais claro de que elas terminarão aí, impossível.

Outra coisa que chama a atenção é como as canções envelheceram bem! Os três primeiros singles, "Wannabe", "Say You'll Be There" e "2 Become 1" ainda são os puros clássicos pop que anunciaram ser na época de seu lançamento, e a disco groove de "Who Do You Think You Are?" é a perfeição, assim como a vibe jazzística de "Too Much" e a beleza lírica da hispânica "Viva Forever". "Spice Up Your Life" continua com seu poder de fogo incomparável. É uma canção contagiante e animada que conseguiu o feito de resistir a dez anos de lançamento. "Move Over" será lembrada como a canção de uma geração - OK, não um belo exemplo de geração, mas ainda assim, é algo grande pra uma simples canção. "Mama" e "Let Love Lead The Way" passam meio despercebidas no meio de tudo, mas são as bombas de sacarina do cd, disparado. "Stop", o "malfadado" single que não foi #1, também não é uma má escolha para tal. É uma charmosa homenagem aos grandes grupos de garotas da Motown, especialmente as Supremes, favoritas de Emma. "Holler" é o atestado de que as meninas também sabem lidar com a nova escola do r&b-pop, e fazer bonito. As canções novas (sim, mesmo "Headlines") chegam para adicionar a todo o legado das meninas aos próximos grupos pop que virão que elas ainda estão em boa forma, e que possuem, mais que qualquer outro, o "Poder das 5".

Fonte: www.thespicegirls.com

Geri - Agora quero ver alguém me chamar de gorda!...

Que venha a turnê!

E, eu me rendo:
GIRL POWER!

**********

Tom

4 Comments:

Blogger Fabinho said...

Spice up your life!!

hehehehe
tudo bem que você esqueceu de citar o troquinho que eles estão levando... tá muito bom isso aqui.
Vou ser se pego os novos singles.
=)

10:59 AM, novembro 06, 2007  
Anonymous Anônimo said...

uiaaa!!! meu primeiro coment no blog mais conhecido do brasil!!! Amei o texto viuuuu!! Quando você se tornar um comentarista famoso lembre dos amigos pobres hehe!! bjinhosssss!!!

9:39 PM, novembro 07, 2007  
Blogger Paula Calixto said...

Amei o blogue! Já tinha visto através do post do TH (meu amigão).

Quanto as Spyces... acho que os tempos áureos estão um tanto distantes, mas seria ótimo que elas recuperassem! Só que... acho difícil, hein! [risos]

Mas sou suspeita, já que nunca fui fãzona delas. (;

Beijos em todos! Inté.

11:45 AM, novembro 10, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Perfeitas...tomara que venda bem...pena que o Gh será 2#..realmente uma pena..mas els sao perfeitas..melhor Girl band ..=)

5:29 PM, novembro 10, 2007  

Postar um comentário

<< Home