domingo, abril 01, 2007

Resenha Crítica - RESTAURANTE MIOLO DE POTE

Nome: Miolo de Pote
Estabelecimento: Restaurante

Endereço: Avenida Brigadeiro Eustáquio Gomes, s/n, Cruz das Almas. Maceió-AL; Brasil


Não, não é mentira! Depois da loucura que foi a invasão no QG, parecia que iríamos sucumbir ao cansaço, mas NÓS ESTAMOS DE VOLTA!!! E vamos logo ao que interessa! resenha novinha em folha pra vocês!

Os restaurantes Bem e Onde Canta O Sabiá eram dois dos mais tradicionais de Maceió. O Onde Anda O Sabiá era mais especial para mim por ter todo um clima de fazenda no mangue, com casas dos funcionários, um parquinhos para a pirralhada e um enorme criadouro de caranguejos, onde os fregueses poderiam escolher qual iria para o seu prato - tudo ist no mesmo terreno! Era uma enorme parte da minha infância ali. Vários e vários domingos fomos, meus pais, meu irmão e eu, almoçar lá após uma bela manhã no Lindoya Country Club, em Satuba.

Mas veio o tempo... a sociedade alagoana, como qualquer outra, frívola e fugaz, não resistiu às novidades, e vários dos locais que eram considerados tradicionais decaíram. Clube Fênix Alagoana, Iate Clube Pajuçara, Vale das Cascatas, Lindoya... e também o Onde Canta O Sabiá. Todos foram trocados após décadas e décadas de funcionamento pelos novos restaurantes "da moda" que foram surgindo, e pelas casas de praia em cidadelas vizinhas a Maceió. As casas de praia permanecem, mas os restaurantes "da moda"... basta dizer que moda muda a cada semestre (quando não em menos tempo).

O fim do Onde Canta O Sabiá foi triste. Situado no bairro do Bebedouro, relativamente afastado do centro de Maceió à época, acabou engolido pelo crescimento acelerado que atingiu a cidade. Em sua entrada, surgiu (e cresceu assustadoramente) uma feira popular que terminou por tomar conta de toda a rua, impedindo os fregueses de chegarem ao restaurante em pleno domingo, dia de maior movimentação. Sem poder lidar com a concorrência desleal que barrou a sua entrada e daqueles que estavam bem mais próximos do Centro maceioense, a falência veio rápida.

O Bem Restaurante era muito melhor localizado. Na Praia de Cruz das Almas, era um point mais acessível à população, onde vários artistas e pessoas influentes foram, em algum momento, fazer suas refeições (além de parte da sociedade preguiçosa louca para ser vista...). Mas isto não quer dizer grandes coisas, hoje em dia, e também este decaiu. Embora o movimento oscilasse com o tempo, a cozinha foi piorando pouco a pouco, e a equipe de garçons foi decrescendo em número. A agonia durou até fevereiro, quando, definitivamente, o Bem restaurante fechou as portas.

Mas o que o Bem e o Onde Canta O Sabiá têm em comum, afinal? Fora o fato de serem pontos de referência e terem sido "apagados" pelo tempo, ambos tinahm o mesmo dono. E o mesmo, agora, "volta" com um novo restaurante, trazendo consigo parte das equipes que o acmpanharam em ambos os resturantes. Senhoras e senhores, apresento-lhes o MIOLO DE POTE!

O novo restaurante abriu apenas semanas após o fechamento do Bem e fica na mesma avenida (a principal do bairro de Cruz das Almas), o que indica uma jogada estratégica muito bem bolada. Usar o recurso da "novidade" para atrair a população - e trazê-la uma sensação de reconhecimento ao ver os rostos já conhecidos, fazendo-os se sentir confortáveis.

O Miolo de Pote lembra muito e ao mesmo tempo não lembra em nada os seus predecessores. O cardápio traz pratos de ambos os restaurantes, mas com pequenas variações. Um exemplo disso é a caldeirada. Uma mistura maravilhosa de vários frutos do mar (nham!) ao molho de coco. No Bem, era servido dentro de um coco, o que permitia ao público aproveitar os sabores acrescentando a carne do coco à receita,se fosse de desejo - bastava raspar o coco com um pouco de força. Aqui, há a troca do coco por um panelão de barro - o nome do restaurante é Miolo de Pote, não? A receita continua uma delícia divina e altamente recomendável, mas quando era servida no coco era muito mais interessante, a bem da verdade.

Por falar em cozinha, os pratos estão muito melhor cozinhados que em qualquer outra vez que eu tenha feito refeição no Onde Canta O Sabiá ou no Bem. Isso indica que deve haver sangue novo e/ou ânimo novo pelo reinício. Para definir em uma só palavra, DIVINO.

O ponto crítico de qualquer restaurante é o seu banheiro. E até aqui, o novo espaço mostrou-se satisfatório. Limpo e cheiroso, como se nunca tivesse sido usado (OK, estou exagerando um pouco, mas é MUITO limpo, MESMO!). E olha que é o masculino, hein?!

O atendimento, como sempre, foi show! Toda a equipe sabe como tratar bem seus clientes e fazê-los sentirem-se mais que bem-vindos! Em especial, o dono do estabelecimento, que faz questão de ir de mesa em mesa conversar com cada "freguês". É uma atitude simpática e sempre cai bem em qualquer local.

Fonte das fotos: arquivo pessoal do autor

Restaurante Miolo de Pote

Outro ponto positivo (embora seja lei) foi que consegui acesso à cozinha sem problemas e me foi permitido fotografar, na minha condição de bacharelando em Arquitetura e Urbanismo. Embora seja lei (como disse duas orações atrás), nem todos os restaurantes permitem.

Fonte das fotos: arquivo pessoal do autor

Cozinha sempre agitada

A cozinha enfrenta um ligeiro problema... é apertada para a quantidade de comida e de funcionários que tem ali. Não é arejada e também não tem alguma janela que permita ao público ver o que acontece lá dentro.

Fonte das fotos: arquivo pessoal do autor

Estacionamento do restaurante

O estacionamento é um problema geral em qualquer ponto da praia de Cruz das Almas. Mas o Miolo de Pote foi projetado pensando nisso, e há algumas vagas para os carros. Não são suficientes, é verdade, mas o pensmento e o bom aproveitamento do espaço da fachada é válido.

A ambientação do restaurante é outro ponto forte. O uso das cores primárias para separar o ambiente causa certa estranheza (vermelho na área do músico e dos brinquedos da criançada, azul nas áreas das mesas, amarelo próximo aos banheiros), mas todo o bom clima que envolve o ambiente - boa música, pessoas alegres, boa separação entre fumantes e não-fumantes, sem sentimento de segregação - acaba por relevar tudo.

O melhor de tudo é que, para os preguiçosos como eu, há uma rede para poder se balançar, bem de frente para o mar... ê, vidão!

Fonte das fotos: arquivo pessoal do autor

Ai, que preguiça...

Em meio a tantas novidades passageiras, o Miolo de Pote chega em Maceió como uma novidade com sabor de tradição e todo o desejo de ficar e melhorar. O tempo dirá como se sairá. Mas o meu conceito geral, dou agora:

jjj85%j

Tom

2 Comments:

Blogger Lia said...

Se um dia eu for a Maceió eu juro que vou comer aí...a gente divide a conta, tá?

12:17 AM, abril 04, 2007  
Blogger Lia said...

Ps: Pra mim miolo de pote é água hahaha

12:18 AM, abril 04, 2007  

Postar um comentário

<< Home